sexta-feira, 1 de maio de 2009

Ratos

Fiz,gostei, e quero dividir com vocês:

Minha cidade tem ratos
Educados,cultos, usam de toda sua lábia
Pra me convencer
A dar meu queijo
Sem ao menos se importar que eu tenha fome
Sorri pra mim
Vira as costas
E come.

Ratos burocráticos, agem com cautela
Adoram uma porcentagem
Enchem malas de viagem
E acenam da janela
Felizes em seu jatinho particular
Conscientes de que nós
Esperamos meia hora para o ônibus passar.

Não há felino o bastante nesta cidade
Que dê jeito nestes roedores
Mesmo porque
Os que tentam o bem
Acabam se tornando
Ratos também
Capturados pela própria ratoeira.

Estes bichos terríveis
Deixam o queijo cada vez mais esburacado
Pedaço a pedaço
Indo pelo ralo
Rolando pelo chão
Nossa esperança vai sumindo
Padecemos analfabetos, doentes e famintos
Impotentes diante da infestação.

Enriquecem às nossas custas
Empobrecemos às custas deles
Este ciclo não é só
Um efeito colateral
Já que somos gatos
Exterminemos os ratos
Do planalto central.

Gabriela Lima.

3 comentários:

Augusto Kneipp disse...

esses ratos nojentos.
nogo/

Anônimo disse...

nogo?

Nádia Mendes disse...

malditos ratos!